terça-feira, 18 de junho de 2013

Leia o texto e responda às Questões 1 e 2.
CAPÍTULO II

Ariel hesitou ainda por alguns segundos, entorpecida pela cena. Guílhever movia-se com agilidade, escapando dos ataques e desviando a atenção dos nativos para que ela tivesse tempo de fugir. Os primeiros passos foram lentos e incertos, mas ganharam força e ritmo assim que se concentrou na fuga. A mata escura tornava-se mais fechada e incômoda conforme avançava, machucando seus pés descalços e arranhando seus braços e pernas. A mão direita sempre fechada, caminhava sem olhar para trás, sentindo os passos distanciarem-na cada vez mais de quem amava. Ariel sabia que tudo isso iria acontecer, mas não fazia ideia de que seria tão repentino. Entregara-se àquele sentimento, sonhando construir um futuro tranquilo e feliz, mas aquelas terras ainda inóspitas haveriam de arrancar muitas lágrimas e sangue dos invasores europeus. Não parecia certo tomar posse e colonizar um país que já tinha por dono muitos habitantes. "Era um povo estranho e aterrorizante, mas eles sim eram os verdadeiros proprietários da terra e ali estavam desde antes dos franceses e 15 portugueses", pensava, revoltada com tanto sofrimento e morte apenas para aumentar as riquezas e domínios da França.
THERKIOVSKY, Alda Andréia. O memorial da bruxa. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1997. p. 39-40. Fragmento. (P120058RJ_SUP)

Questão 1

Esse texto evidencia a presença indígena em um relato histórico. Qual dos trechos a seguir permite inferir esta informação?

a. “Ariel hesitou ainda por alguns segundos,...”.
b. “Os primeiros passos foram lentos e incertos,...”.
c. “A mão direita sempre fechada, caminhava sem olhar...”.
d. “Entregara-se àquele sentimento, sonhando construir um futuro ...”.
e. “... e ali estavam desde antes dos franceses e portugueses”.

Questão 2

De que palavra se pode inferir um sentido negativo atribuído ao índio de acordo com o contexto do texto?

a. Estranho.
b. Proprietários da terra.
c. Inóspitas.
d. Habitantes.
e. Invasores.

Nenhum comentário: